quinta-feira, 18 de agosto de 2011

O que são plantas aquáticas?

Plantas aquáticas são plantas que se adaptaram a viver em ambientes aquáticos. Eles também são referidos como hidrófitas ou aquáticas macrófitas . Estas plantas requerem adaptações especiais para viver submerso em água , ou na superfície da água. Plantas aquáticas só podem crescer em água ou em solo que está permanentemente saturado com água. Aquáticos plantas vasculares podem ser samambaias ou angiospermas (a partir de uma variedade de famílias, incluindo monocotiledôneas e dicotiledôneas ). algas não são plantas vasculares, mas eles são multicelulares marinhos algas e, portanto, não são normalmente incluídas entre as plantas aquáticas. Ao contrário de tipos de plantas, tais como mesophytes e xerófitas, hidrófitas não têm água um problema de retenção, devido à abundância de água no seu ambiente. Isto significa que as plantas aquáticas têm menos necessidade de regular a transpiração , o que exigiria mais energia e ser de pouco benefício para a planta.
Características das plantas aquáticas:
 ->Uma fina cutícula . Cutículas grossas reduzir a perda de água, portanto mais hidrófitas não têm necessidade de cutículas grossas.
 ->Estômatos abertos na maioria das vezes, porque a água é abundante e não há necessidade para que seja mantida na planta. Isto significa que as células-guarda na estômatos são geralmente inativos.
 ->Um aumento do número de estômatos, que podem ser de ambos os lados das folhas.
 ->A estrutura menos rígida: a pressão da água os suporta.
 ->Plana folhas de plantas de superfície para a flotação.
 ->Sacos de ar para flutuação.
 ->Menores raízes: a água pode difundir diretamente em folhas; sistemas radiculares, assim, grandes não são necessários para a absorção de água.
 ->Feathery raízes: não há necessidade de apoiar a planta.
 ->Raízes especializadas capazes de levar oxigênio.

2 comentários:

  1. Parabéns o Blog esta muito interessante, visitem tbm. vivendoecologia.blogspot.com
    beijinhos galera

    ResponderExcluir
  2. Interessante, mas vcs poderiam citar as referencias.

    ResponderExcluir